Áudio-Biblioteca

 

 

APRESENTAÇÃO 

 

A Faculdade de Belém (FABEL), ao definir os termos da sua política para o ensino superior toma como ponto de partida a compreensão de que o acadêmico é o sujeito de seu processo educativo, em vista de que educar é, antes de tudo, educar-se.

A FABEL, como co-responsável nesse processo de formação deve proporcionar as condições e os requisitos essenciais para que os acadêmicos possam construir seu projeto de vida e serem artífices da sua própria história.

A formação de acadêmicos de natureza reflexiva, empreendedora, consciente e integrada à sua realidade histórico-social, requer investimentos da instituição de ensino superior (IES) em duas áreas principais: a) na promoção de atividades de ensino integradas à pesquisa e extensão, permitindo uma forte relação teórica e prática e b) em tecnologia educacional que garanta um processo de ensino-aprendizagem de qualidade, afinal, são os conhecimentos adquiridos com o ensino, as bases de sustentação dos outros membros da tríade.

O Projeto da Áudio-Biblioteca é um investimento da Faculdade de Belém em tecnologia educacional, pois traz uma inovação para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem: o recurso auditivo.

No ensino tradicional, os recursos visuais predominam, afinal, os avanços tecnológicos, como o “data-show”, têm sido fantásticos nesse aspecto. Entretanto, é importante ressaltar que a aprendizagem não ocorre apenas pela visão. Uma perda auditiva moderada é suficiente para dificultar a aprendizagem, ratificando, assim, a importância desse sentido na absorção do conhecimento.

Com o projeto Áudio-Biblioteca os acadêmicos terão à sua disposição textos e livros gravados das mais diversas temáticas, desde aqueles voltados para as áreas de conhecimento específicas de cada curso, passando por leituras que permitirão ao estudante construir uma visão inter e transdisciplinar do conhecimento. Esse recurso permitirá, ainda, a utilização de outras tecnologias a favor da aprendizagem, já que o acadêmico pode ouvir as gravações em qualquer lugar que esteja.

Por outro lado, o Projeto Áudio-Biblioteca é uma iniciativa de inclusão social da Faculdade de Belém, pois permitirá a utilização da biblioteca pelos portadores de necessidades educacionais especiais: cegos.

 

Enfim, com esse projeto, a FABEL procura promover um ensino de qualidade com inclusão social.

OBJETIVO GERAL: Compor uma áudio-biblioteca com textos e livros gravados sobre diversas temáticas.