Nivelamneto

 

 

 
 

 Projeto Ler é Saber On-Line / Nivelamento

 
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A Fabel frequentemente recebe alunos bastante heterogêneos, não somente em relação à faixa etária, mas, sobretudo, quanto ao conhecimento adquirido no ensino médio, necessário às disciplinas, no que se refere ao desenvolvimento de competências e habilidades.
A revista Ensino Superior publicou uma reportagem, de Hélio Consolaro, intitulada: O Ensino do Português nas Universidades, a qual mereceu manchete sobre a situação do ensino do português no Brasil. Com subtítulo: Os estudantes só Descobrem a Necessidade de Reaprender a Língua na Universidade, sob a pressão das circunstâncias demonstra que a língua portuguesa é necessária para a produção dos discentes.
Uma pesquisa feita pelo Instituto Paulo Montenegro e pela Ação Indicativa compôs o 3º Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional (INAF). Apenas 25% dos brasileiros, entre 15 e 64 anos, demonstram domínio pleno da compreensão de textos. Para 67%, a conquista da leitura se limita à localização de informações simples em enunciados de uma só frase, ou à capacidade de identificá-las em textos curtos. Enquanto 8% não conseguem sair do ponto de partida, ou seja, são mesmo analfabetos, o que compromete a cidadania brasileira.
Dessa forma, os 67% portadores do analfabetismo funcional representam uma questão muito séria do processo educacional: alfabetizar apenas não basta, a escola precisa leiturizar o educando, fazer que ele também produza textos. Como assevera Flávio Montenegro, secretário executivo do instituto: A alfabetização básica não dá o mínimo necessário para a pessoa continuar o desenvolvimento. […] Queremos chamar a atenção para a importância de a população dominar a leitura e a escrita”.
Baseando-se nos dados apresentados, a Faculdade de Belém – FABEL – resolveu atender aos indicativo dos relatórios do projeto Ler é Saber, que em sua maioria, demonstram inadequações linguísticas dos acadêmicos ingressantes. Por conseguinte, criou-se o Projeto Ler é Saber on-line/ Nivelamento, que tem como proposta o melhor aproveitamento dos alunos, desenvolvendo habilidades em leitura, interpretação, análise e produção de textos, relação de texto e sentido, atualização de tópicos gramaticais, através de um trabalho integrado, contínuo e interdisciplinar, empregando além das metodologias já utilizadas no Projeto Ler é Saber, o contato com a nova forma de ensino e aprendizagem, Educação a Distância (EAD), de maneira a contribuir com a mudança de postura dos acadêmicos, no que se refere à auto-aprendizagem, bem como minimizar os níveis de evasão acadêmica, resultante, muitas vezes, devido a falta de conhecimento lingüístico dos discentes.
Por esse viés, entendemos que o Projeto Ler é Saber on-line/ Nivelamento não irá solucionar todos os problemas. Porém, ao fornecermos ferramentas aos acadêmicos, demonstramos que sensibilizamo-nos com todas as dificuldades de aprendizagem apresentadas e criamos laços de identidade com o ingressante que sentirá partícipe ativo do meio universitário ao enxergar a instituição envolvida com as deficiências que ele carrega e principalmente contribuir na formação de um leitor que reconhece os diferentes sentidos que a leitura oportuniza, dimensiona e transforma o ser humano.
 
OBJETIVO GERAL
Reconhecer os princípios básicos da norma culta, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita, oralidade e produção de textos coesos e coerentes, notando a necessidade do estudo da Língua Portuguesa para a academia, e para a própria vida.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 • Proporcionar um aumento qualitativo no conhecimento do aluno em relação aos princípios básicos da Língua Portuguesa;
• Desenvolver as habilidades em leitura, oralidade, escrita e interpretação de texto;
• Ampliar o prazer pela leitura, oralidade, escrita e produção textual;
• Atender as deficiências de escrita:
• Dar suporte de Língua Portuguesa necessária na academia;
• Apreciar diversos tipos de textos por meio de um trabalho integrado e interdisciplinar;
• Provocar uma modificação da atitude do aluno em relação ao processo de ensino e aprendizagem, isto é, a auto-aprendizagem;
• Propiciar ao aluno contato com uma nova forma de aprendizagem – Educação a Distância;
• Proporcionar interatividade entre docente e alunos nesse processo de ensino e aprendizagem.
 
CONTEÚDOS
            Inicialmente, dividimos o conteúdo em quatro grandes temas: Leitura, Aspectos gramaticais, Morfossintaxe e Produção de textos.
Abordaremos o conteúdo Leitura, com textos informativos de diferentes áreas, semanalmente disponibilizados no site.  
            Em Aspectos Gramaticais, abordaremos: Apreensão e compreensão de sentido; Acentuação gráfica; Emprego dos porquês; Crase e Regência. Capacitando o aluno a usar sua atividade verbal de modo adequado ao local, à situação e ao momento em que se realiza.
            Em Morfossintaxe, estudaremos principalmente Classes de palavras variáveis; Emprego dos pronomes pessoais, de tratamento e relativos; Verbo; As relações das conjunções coordenativas; Principais relações subordinativas; e Sintaxe de concordância nominal, verbal, regência verbal e colocação pronominal. Concatenado com Wagner (2008), sempre que possível, devemos proporcionar aos alunos o domínio das estruturas morfossintáticas do português e desenvolver a habilidade de observação e análise das estruturas e processos linguísticos. Muitas vezes o ingressante não estrutura corretamente um parágrafo, porque não aprendeu as relações sintático-semânticas que são fornecidas pelos pronomes e conjunções – elementos coesivos de um texto.
            Na Produção de textos, veremos: Ampliação de frases; Vícios de linguagem; Produção de textos de modalidade acadêmica; O texto argumentativo; Tipos de dissertação; e Coesão e Coerência. Precisamos desenvolver no aluno a habilidade para a comunicação e expressão em termos de recepção e produção adequada de textos; isso só será possível se o discente produzir textos prazerosos e diversificados, indicando-lhes os elementos estruturais de diferentes modalidades textuais, evitando os vícios de linguagem, sendo capaz de produzir textos corretos e concisos, com coesão e coerência.
 
METODOLOGIA
Primeiramente, será desenvolvida uma avaliação diagnóstica quanto ao nível de leitura, escrita, produção textual, aspectos gramaticais.
As atividades no decorrer do curso deverão valorizar habilidades e competências necessárias para melhorar o desempenho dos estudantes durante a graduação referente à leitura e produção de textos. O curso será oferecido em 40(quarenta) horas/aulas. O programa disponibilizará material didático dos cursos, por meio do acesso ao site:www.fabelnet.com. As temáticas serão abordadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, visto que o curso será, em sua maioria, a distância, tendo apenas uma vez por semana atendimento presencial no Núcleo do Projeto ler é Saber on-line / Nivelamento para esclarecimento de dúvidas. O modelo de ensino a distância via Internet levou em consideração os seguintes aspectos: a dificuldade de horários para a realização dos referidos cursos, por parte dos discentes; a possibilidade de padronização do conteúdo e do desenvolvimento do curso.
            Dessa forma, a Fabel, com o Projeto Ler é Saber on-line / Nivelamento, oportuniza aos seus novos acadêmicos uma nova maneira de produção de conhecimento, por meio de diferentes textos, vídeos, músicas, história em quadrinhos, tiras e diferentes modalidades textuais atuais para uma melhor compreensão do uso preciso da linguagem.
 
AVALIAÇÃO
Como ponto forte do Projeto Ler é Saber on-line / Nivelamento, propomos uma avaliação diagnóstica, por meio de uma produção textual, abordando assuntos referentes à importância da comunicação.
Mediante essa avaliação, o aluno verificará a real necessidade, de participar do referido Projeto. A avaliação ocorrerá contínua e permanentemente, considerando fundamentalmente sua efetiva participação nas atividades propostas. As participações dos acadêmicos no Projeto poderão ser aproveitadas como atividades complementares e como parte da nota que comporá as avaliações referentes à 2NPC, valendo 1,0(um) para todas as disciplinas.
No final do curso haverá uma avaliação com dez questões referentes aos conteúdos estudados. Ao finalizar todas as etapas do curso, será informado as coordenações de curso a participação do discente para lançamento de notas, assim como, será entregue certificado de participação com total de 40h, encaminhando-o ao registro de atividades complementares.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
            A nossa experiência em sala de aula confirma que o conteúdo escolhido para o Projeto Ler é Saber on-line / Nivelamento representa a essência da norma culta padrão e dissimilará quaisquer dúvidas que porventura surgirem no desenrolar do curso. Temos a convicção de que, após a avaliação diagnóstica, os alunos reconhecerão suas limitações e receberão bem a oportunidade de melhorar seus conhecimentos através da oferta de curso a distância, na disciplina de Língua Portuguesa. O Projeto passará a ser um instrumento de aferição dos conhecimentos inicialmente trazidos pelo aluno ingressante e daqueles que ele adquirirá após o curso. O Projeto também passará a ser um dos principais instrumentos de pré-capacitação ao aprendizado universitário. Os alunos passarão a vincular os ensinamentos ministrados no projeto com as aplicações explanadas nas disciplinas de graduação, melhorando o aprendizado dos conceitos dados em sala de aula. O aluno passará a acreditar mais em si e no seu potencial. O diferencial de sucesso do Projeto Ler é Saber on-line /Nivelamento da Faculdade de Belém – FABEL será obtido não apenas com recursos tecnológicos, mas graças a fatores gerenciais estabelecidos por um grupo coeso e comprometido com essa experiência inovadora.
 
INFORMAÇÕES
Prof. Bruno Cavalcante: leresaber@fabelnet.com.br