Inclusão Digital

 

APRESENTAÇÃO 

 

Considerando a expressiva marginalidade digital, que ocorre principalmente nas cidades da região norte do país, em 2005, o Fundo Ver-O-Sol (Prefeitura Municipal de Belém) elaborou o Projeto de Inclusão Digital, viabilizado por meio de parcerias com Instituições de Ensino Superior de Belém, tentando minimizar em até 30% a parcela da população economicamente ativa e excluída dos meios tecnológicos.

      A Faculdade de Belém – FABEL, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém, realiza o projeto de inclusão digital Ver-O-Sol, oferecendo aos jovens e adultos da comunidade, gratuitamente, cursos profissionalizantes na área de Informática por meio de dois módulos: básico e o avançado. Os jovens recebem aulas no laboratório da Faculdade de Belém com monitoria capacitada e ofertada pela IES. O objetivo maior do projeto é a inclusão social por meio da inclusão digital, capacitando, assim, jovens no afã de que estejam melhor qualificados para o mercado de trabalho.

      Segundo a Coordenação do projeto na Prefeitura Municipal de Belém, o acesso e aprendizado de noções de informática básica, inicialmente ofertado à população de Belém, superaram todas as expectativas e, já evoluiram, por clamor da população, para um segundo módulo do curso – o Módulo Avançado, onde aqueles que concluíram o Módulo Básico têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos ganhando maiores habilidades no campo da informática.

      O curso, de carga horária de 20 horas é totalmente gratuito para a população, incluindo o material didático. Atende pessoas de 10 a 80 anos. A matrícula dos participantes é feita por meio de indicação de associações civis organizadas, ou por demanda espontânea das pessoas que procuram diariamente o Fundo Ver-O-Sol na Prefeitura Municipal de Belém.