PALAVRA DO DIRETOR
 
Em uma análise racional e democrática acerca do que seja o desenvolvimento pessoal, profissional e intelectual de um SER, encontraremos como base a família.Assim é que consideramos nossa Comunidade Acadêmica – CA, composta pelos nossos Docentes, servidores técnico-administrativos e Discentes. Uma família constituída há sete (7) anos por um único vetor de agregação: o sentimento de fazer a devida transformação no sistema educacional brasileiro, especificamente em nosso Estado.

Assim caminhamos neste período cometendo acertos, adequando aquilo que foi equívoco, recebendo as críticas, construindo, reconstruindo e criando a cada dia o método de ENSINAGEM, o qual, entendemos ser inseparáveis os focos no ensino e na aprendizagem, pois trata-se de uma simbiose que jamais pode ou poderá ser separada.

Os principais agentes desse caminho foram os integrantes da Comunidade Acadêmica que, incansavelmente, dedicaram sua credibilidade a um método que sempre buscou aquilatar a cooperação acadêmica visando o aperfeiçoamento da aprendizagem de nossos graduandos e, assim, preparando-os em sua formação profissional e na solidificação de suas vertentes de cidadania.

O contexto que vivemos e convivemos nesses sete (7) anos nos possibilitou diversas e múltiplas situações de todas espécies e graus de dificuldades para solução mediadora, entretanto, de forma consensual, conseguimos suplantá-las e estabelecer caminhos que, redefinidos, almejaram uma indiscutível parceria na busca da qualidade de ensino e aprendizagem, obtendo ótimos resultados nas avaliações feitas pelos órgãos ministeriais.

O método de ENSINAGEM objetiva reduzir os desequilíbrios existentes na ambiência da sala de aula e dessa forma viabilizar os instrumentos, necessários e suficientes, na facilitação da transferência do conhecimento e a posterior transformação em saber profícuo a ser aplicado no desempenho da vida pessoal e profissional de nossos acadêmicos.

A FABEL é muito consciente de sua missão social e da relevância de sua inserção no Estado do Pará, especificamente em Belém. Nossa política educacional se pauta em estabelecer uma permanente reflexão crítica e multidisciplinar acerca do método de ensino+aprendizagem (ENSINAGEM) onde nosso auditório (Comunidade Acadêmica – CA) participa ativamente na construção dos cenários didático-pedagógicos que são integrantes do calendário curricular prático do ano letivo por meio de: palestras, simulações de situações reais, seminários, feiras, debates diversos, tribunais simulados, núcleo de práticas jurídicas, escritório modelo, etc.

Assim sendo, agradecemos também a sociedade paraense e belenense por acreditar no desenvolvimento de nossa missão educacional, declarando que a cada dia buscamos melhorar a qualidade de nosso processo de ENSINAGEM na formação de futuros profissionais para o verdadeiro exercício da sua profissão e da real cidadania.