ESTRUTURA CURRICULAR
Primeiro Semestre
MARKETING I
Ementa
Visão geral da função do Marketing no processo gerencial e suas inter-relações com outra áreas. Comportamento do consumidor. Estruturação do Mercado, planejamento de produto, precificação, promoção canais, logística de distribuição. Pesquisa de Mercado.
Bibliografia básica
HURCHILL, G.; PETER, J.P. Marketing – criando valor para os clientes. 3. Ed.; São
Paulo: Saraiva 2013
Rocha, A. ; FERREIRA, J; Silva, J. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas,
2012.
Kotler, P.; Keller, K. Administração de Marketing.; São Paulo: Pearson, 2012
Bibliografia Complementar
BOONE, L.; Kurtz, D. Contemporary Marketing. 16.ed. Independence: São Paulo:
Cenage 2015
GRONROOS, C. Marketing Gerenciamento e Serviços. 3. Ed.; Rio de Janeiro: Campus
2009.
KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. Ed.; São Paulo. 2008
LAS CASAS, A. Administração de Marketing- conceito, planejamento e aplicação à
realidade brasileira.; São Paulo: Atlas, 2006.
URDAN, A; URDAN, F. Marketing Estratégico no Brasil Teoria e Aplicação; São
Paulo: Atlas 2011
Teoria das Organizações I
Ementa
Teorias clássicas da administração: Administração Científica, Teoria Administrativa–Fayol,
Teoria da Burocracia. Teorias Humanísticas da Administração: Escola das Relações Humanas, Escola Comportamentalista e Teoria Estruturalista. Teorias Modernas de Administração: Teoria de Sistemas, Teoria da Contingência, O desenvolvimento Organizacional e Administração por Objetivos. Teoria Neoclássica e Perspectivas contemporâneas da Administração.
Bibliografia Básica
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 6. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro, RJ:
Campus, 2001. 2 v. ISBN 9788535208498.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à
revolução digital. 5. ed., rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2005. 503 p. ISBN 85-224-4150-2
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 7. ed. rev. e ampl. São
Paulo, SP: Atlas, 2007. xxiii, 404 p. ISBN 9788522446773.
Bibliografia Complementar
MONTANA, Patrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, c2003.
525 p. (Essencial) ISBN 85-02-03786-2.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 2. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 1. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
MOTTA, Fernando C. Prestes; PEREIRA, Luiz C. Bresser. Introdução à organização
burocrática. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. xvii, 292 p. ISBN
852210395X.
MORGAN, James M.; LIKER, Jeffrey K. Sistema Toyota de desenvolvimento.
Segundo Semestre
MARKETING I
Ementa
Visão geral da função do Marketing no processo gerencial e suas inter-relações com outra áreas. Comportamento do consumidor. Estruturação do Mercado, planejamento de produto, precificação, promoção canais, logística de distribuição. Pesquisa de Mercado.
Bibliografia básica
HURCHILL, G.; PETER, J.P. Marketing – criando valor para os clientes. 3. Ed.; São
Paulo: Saraiva 2013
Rocha, A. ; FERREIRA, J; Silva, J. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas,
2012.
Kotler, P.; Keller, K. Administração de Marketing.; São Paulo: Pearson, 2012
Bibliografia Complementar
BOONE, L.; Kurtz, D. Contemporary Marketing. 16.ed. Independence: São Paulo:
Cenage 2015
GRONROOS, C. Marketing Gerenciamento e Serviços. 3. Ed.; Rio de Janeiro: Campus
2009.
KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. Ed.; São Paulo. 2008
LAS CASAS, A. Administração de Marketing- conceito, planejamento e aplicação à
realidade brasileira.; São Paulo: Atlas, 2006.
URDAN, A; URDAN, F. Marketing Estratégico no Brasil Teoria e Aplicação; São
Paulo: Atlas 2011
Teoria das Organizações I
Ementa
Teorias clássicas da administração: Administração Científica, Teoria Administrativa–Fayol,
Teoria da Burocracia. Teorias Humanísticas da Administração: Escola das Relações Humanas, Escola Comportamentalista e Teoria Estruturalista. Teorias Modernas de Administração: Teoria de Sistemas, Teoria da Contingência, O desenvolvimento Organizacional e Administração por Objetivos. Teoria Neoclássica e Perspectivas contemporâneas da Administração.
Bibliografia Básica
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 6. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro, RJ:
Campus, 2001. 2 v. ISBN 9788535208498.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à
revolução digital. 5. ed., rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2005. 503 p. ISBN 85-224-4150-2
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 7. ed. rev. e ampl. São
Paulo, SP: Atlas, 2007. xxiii, 404 p. ISBN 9788522446773.
Bibliografia Complementar
MONTANA, Patrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, c2003.
525 p. (Essencial) ISBN 85-02-03786-2.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 2. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 1. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
MOTTA, Fernando C. Prestes; PEREIRA, Luiz C. Bresser. Introdução à organização
burocrática. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. xvii, 292 p. ISBN
852210395X.
MORGAN, James M.; LIKER, Jeffrey K. Sistema Toyota de desenvolvimento.
Terceiro Semestre
MARKETING I
Ementa
Visão geral da função do Marketing no processo gerencial e suas inter-relações com outra áreas. Comportamento do consumidor. Estruturação do Mercado, planejamento de produto, precificação, promoção canais, logística de distribuição. Pesquisa de Mercado.
Bibliografia básica
HURCHILL, G.; PETER, J.P. Marketing – criando valor para os clientes. 3. Ed.; São
Paulo: Saraiva 2013
Rocha, A. ; FERREIRA, J; Silva, J. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas,
2012.
Kotler, P.; Keller, K. Administração de Marketing.; São Paulo: Pearson, 2012
Bibliografia Complementar
BOONE, L.; Kurtz, D. Contemporary Marketing. 16.ed. Independence: São Paulo:
Cenage 2015
GRONROOS, C. Marketing Gerenciamento e Serviços. 3. Ed.; Rio de Janeiro: Campus
2009.
KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. Ed.; São Paulo. 2008
LAS CASAS, A. Administração de Marketing- conceito, planejamento e aplicação à
realidade brasileira.; São Paulo: Atlas, 2006.
URDAN, A; URDAN, F. Marketing Estratégico no Brasil Teoria e Aplicação; São
Paulo: Atlas 2011
Teoria das Organizações I
Ementa
Teorias clássicas da administração: Administração Científica, Teoria Administrativa–Fayol,
Teoria da Burocracia. Teorias Humanísticas da Administração: Escola das Relações Humanas, Escola Comportamentalista e Teoria Estruturalista. Teorias Modernas de Administração: Teoria de Sistemas, Teoria da Contingência, O desenvolvimento Organizacional e Administração por Objetivos. Teoria Neoclássica e Perspectivas contemporâneas da Administração.
Bibliografia Básica
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 6. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro, RJ:
Campus, 2001. 2 v. ISBN 9788535208498.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à
revolução digital. 5. ed., rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2005. 503 p. ISBN 85-224-4150-2
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 7. ed. rev. e ampl. São
Paulo, SP: Atlas, 2007. xxiii, 404 p. ISBN 9788522446773.
Bibliografia Complementar
MONTANA, Patrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, c2003.
525 p. (Essencial) ISBN 85-02-03786-2.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 2. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 1. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
MOTTA, Fernando C. Prestes; PEREIRA, Luiz C. Bresser. Introdução à organização
burocrática. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. xvii, 292 p. ISBN
852210395X.
MORGAN, James M.; LIKER, Jeffrey K. Sistema Toyota de desenvolvimento.
ESTRUTURA CURRICULAR
Primeiro semestre
Marketing I
Ementa
Visão geral da função do Marketing no processo gerencial e suas inter-relações com outra áreas. Comportamento do consumidor. Estruturação do Mercado, planejamento de produto, precificação, promoção canais, logística de distribuição. Pesquisa de Mercado.
Bibliografia básica
HURCHILL, G.; PETER, J.P. Marketing – criando valor para os clientes. 3. Ed.; São
Paulo: Saraiva 2013
Rocha, A. ; FERREIRA, J; Silva, J. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas,
2012.
Kotler, P.; Keller, K. Administração de Marketing.; São Paulo: Pearson, 2012
Bibliografia Complementar
BOONE, L.; Kurtz, D. Contemporary Marketing. 16.ed. Independence: São Paulo:
Cenage 2015
GRONROOS, C. Marketing Gerenciamento e Serviços. 3. Ed.; Rio de Janeiro: Campus
2009.
KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. Ed.; São Paulo. 2008
LAS CASAS, A. Administração de Marketing- conceito, planejamento e aplicação à
realidade brasileira.; São Paulo: Atlas, 2006.
URDAN, A; URDAN, F. Marketing Estratégico no Brasil Teoria e Aplicação; São
Paulo: Atlas 2011
Teoria das Organizações I
Ementa
Teorias clássicas da administração: Administração Científica, Teoria Administrativa–Fayol,
Teoria da Burocracia. Teorias Humanísticas da Administração: Escola das Relações Humanas, Escola Comportamentalista e Teoria Estruturalista. Teorias Modernas de Administração: Teoria de Sistemas, Teoria da Contingência, O desenvolvimento Organizacional e Administração por Objetivos. Teoria Neoclássica e Perspectivas contemporâneas da Administração.
Bibliografia Básica
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 6. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro, RJ:
Campus, 2001. 2 v. ISBN 9788535208498.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à
revolução digital. 5. ed., rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2005. 503 p. ISBN 85-224-4150-2
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 7. ed. rev. e ampl. São
Paulo, SP: Atlas, 2007. xxiii, 404 p. ISBN 9788522446773.
Bibliografia Complementar
MONTANA, Patrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, c2003.
525 p. (Essencial) ISBN 85-02-03786-2.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 2. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 1. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
MOTTA, Fernando C. Prestes; PEREIRA, Luiz C. Bresser. Introdução à organização
burocrática. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. xvii, 292 p. ISBN
852210395X.
MORGAN, James M.; LIKER, Jeffrey K. Sistema Toyota de desenvolvimento.
Segundo semestre
Marketing I
Ementa
Visão geral da função do Marketing no processo gerencial e suas inter-relações com outra áreas. Comportamento do consumidor. Estruturação do Mercado, planejamento de produto, precificação, promoção canais, logística de distribuição. Pesquisa de Mercado.
Bibliografia básica
HURCHILL, G.; PETER, J.P. Marketing – criando valor para os clientes. 3. Ed.; São
Paulo: Saraiva 2013
Rocha, A. ; FERREIRA, J; Silva, J. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas,
2012.
Kotler, P.; Keller, K. Administração de Marketing.; São Paulo: Pearson, 2012
Bibliografia Complementar
BOONE, L.; Kurtz, D. Contemporary Marketing. 16.ed. Independence: São Paulo:
Cenage 2015
GRONROOS, C. Marketing Gerenciamento e Serviços. 3. Ed.; Rio de Janeiro: Campus
2009.
KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. Ed.; São Paulo. 2008
LAS CASAS, A. Administração de Marketing- conceito, planejamento e aplicação à
realidade brasileira.; São Paulo: Atlas, 2006.
URDAN, A; URDAN, F. Marketing Estratégico no Brasil Teoria e Aplicação; São
Paulo: Atlas 2011
Teoria das Organizações I
Ementa
Teorias clássicas da administração: Administração Científica, Teoria Administrativa–Fayol,
Teoria da Burocracia. Teorias Humanísticas da Administração: Escola das Relações Humanas, Escola Comportamentalista e Teoria Estruturalista. Teorias Modernas de Administração: Teoria de Sistemas, Teoria da Contingência, O desenvolvimento Organizacional e Administração por Objetivos. Teoria Neoclássica e Perspectivas contemporâneas da Administração.
Bibliografia Básica
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 6. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro, RJ:
Campus, 2001. 2 v. ISBN 9788535208498.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à
revolução digital. 5. ed., rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2005. 503 p. ISBN 85-224-4150-2
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 7. ed. rev. e ampl. São
Paulo, SP: Atlas, 2007. xxiii, 404 p. ISBN 9788522446773.
Bibliografia Complementar
MONTANA, Patrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, c2003.
525 p. (Essencial) ISBN 85-02-03786-2.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 2. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 1. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
MOTTA, Fernando C. Prestes; PEREIRA, Luiz C. Bresser. Introdução à organização
burocrática. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. xvii, 292 p. ISBN
852210395X.
MORGAN, James M.; LIKER, Jeffrey K. Sistema Toyota de desenvolvimento.
Siga nossas Redes Sociais!

Endereço
Avenida José Malcher, nº 1332 – Nazaré. Entre 14 de Março e Generalíssimo Deodoro.
Telefone
Fone:(91)3201-1318
CURSOS
Formas de Ingresso
Processo Seletivo
Prouni
Transferência
Reabertura de Matricula
Enem
2ª Graduação
PORTAL ACADÊMICO
Portal do Aluno
Manual do Estudante
Validador de Documentos
Acessos Rápidos



Endereço
Avenida José Malcher, nº 1332 – Nazaré. Entre 14 de Março e Generalíssimo Deodoro.
Telefone
Fone:(91)3201-1318
A FABEL
Assessoria de Comunicação Institucional
Atos Normativos e Documentos
Avaliação Institucional
Bolsas e Finaciamentos
Calendário
Comissão Permanente de Avaliação
Contato
Editais
Eventos
Institucional
Mantenedora
Manual de Identidade Visual
Ouvidoria
Parcerias
Serviços a Comunidade
Trabalhe Conosco