Ementa Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Primeiro Semestre
MARKETING I

Ementa
Visão geral da função do Marketing no processo gerencial e suas inter-relações com outra áreas. Comportamento do consumidor. Estruturação do Mercado, planejamento de produto, precificação, promoção canais, logística de distribuição. Pesquisa de Mercado.

Bibliografia básica
HURCHILL, G.; PETER, J.P. Marketing – criando valor para os clientes. 3. Ed.; São
Paulo: Saraiva 2013
Rocha, A. ; FERREIRA, J; Silva, J. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas,
2012.
Kotler, P.; Keller, K. Administração de Marketing.; São Paulo: Pearson, 2012

Bibliografia Complementar
BOONE, L.; Kurtz, D. Contemporary Marketing. 16.ed. Independence: São Paulo:
Cenage 2015
GRONROOS, C. Marketing Gerenciamento e Serviços. 3. Ed.; Rio de Janeiro: Campus
2009.
KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. Ed.; São Paulo. 2008
LAS CASAS, A. Administração de Marketing- conceito, planejamento e aplicação à
realidade brasileira.; São Paulo: Atlas, 2006.
URDAN, A; URDAN, F. Marketing Estratégico no Brasil Teoria e Aplicação; São
Paulo: Atlas 2011

Teoria das Organizações I

Ementa
Teorias clássicas da administração: Administração Científica, Teoria Administrativa–Fayol,
Teoria da Burocracia. Teorias Humanísticas da Administração: Escola das Relações Humanas, Escola Comportamentalista e Teoria Estruturalista. Teorias Modernas de Administração: Teoria de Sistemas, Teoria da Contingência, O desenvolvimento Organizacional e Administração por Objetivos. Teoria Neoclássica e Perspectivas contemporâneas da Administração.


Bibliografia Básica
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 6. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro, RJ:
Campus, 2001. 2 v. ISBN 9788535208498.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à
revolução digital. 5. ed., rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2005. 503 p. ISBN 85-224-4150-2
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 7. ed. rev. e ampl. São
Paulo, SP: Atlas, 2007. xxiii, 404 p. ISBN 9788522446773.
Bibliografia Complementar
MONTANA, Patrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, c2003.
525 p. (Essencial) ISBN 85-02-03786-2.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 2. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 1. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
MOTTA, Fernando C. Prestes; PEREIRA, Luiz C. Bresser. Introdução à organização
burocrática. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. xvii, 292 p. ISBN
852210395X.
MORGAN, James M.; LIKER, Jeffrey K. Sistema Toyota de desenvolvimento.

Segundo Semestre
MARKETING I

Ementa
Visão geral da função do Marketing no processo gerencial e suas inter-relações com outra áreas. Comportamento do consumidor. Estruturação do Mercado, planejamento de produto, precificação, promoção canais, logística de distribuição. Pesquisa de Mercado.

Bibliografia básica
HURCHILL, G.; PETER, J.P. Marketing – criando valor para os clientes. 3. Ed.; São
Paulo: Saraiva 2013
Rocha, A. ; FERREIRA, J; Silva, J. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas,
2012.
Kotler, P.; Keller, K. Administração de Marketing.; São Paulo: Pearson, 2012

Bibliografia Complementar
BOONE, L.; Kurtz, D. Contemporary Marketing. 16.ed. Independence: São Paulo:
Cenage 2015
GRONROOS, C. Marketing Gerenciamento e Serviços. 3. Ed.; Rio de Janeiro: Campus
2009.
KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. Ed.; São Paulo. 2008
LAS CASAS, A. Administração de Marketing- conceito, planejamento e aplicação à
realidade brasileira.; São Paulo: Atlas, 2006.
URDAN, A; URDAN, F. Marketing Estratégico no Brasil Teoria e Aplicação; São
Paulo: Atlas 2011

Teoria das Organizações I

Ementa
Teorias clássicas da administração: Administração Científica, Teoria Administrativa–Fayol,
Teoria da Burocracia. Teorias Humanísticas da Administração: Escola das Relações Humanas, Escola Comportamentalista e Teoria Estruturalista. Teorias Modernas de Administração: Teoria de Sistemas, Teoria da Contingência, O desenvolvimento Organizacional e Administração por Objetivos. Teoria Neoclássica e Perspectivas contemporâneas da Administração.


Bibliografia Básica
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 6. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro, RJ:
Campus, 2001. 2 v. ISBN 9788535208498.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à
revolução digital. 5. ed., rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2005. 503 p. ISBN 85-224-4150-2
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 7. ed. rev. e ampl. São
Paulo, SP: Atlas, 2007. xxiii, 404 p. ISBN 9788522446773.
Bibliografia Complementar
MONTANA, Patrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, c2003.
525 p. (Essencial) ISBN 85-02-03786-2.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 2. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 1. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
MOTTA, Fernando C. Prestes; PEREIRA, Luiz C. Bresser. Introdução à organização
burocrática. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. xvii, 292 p. ISBN
852210395X.
MORGAN, James M.; LIKER, Jeffrey K. Sistema Toyota de desenvolvimento.

Terceiro Semestre
MARKETING I

Ementa
Visão geral da função do Marketing no processo gerencial e suas inter-relações com outra áreas. Comportamento do consumidor. Estruturação do Mercado, planejamento de produto, precificação, promoção canais, logística de distribuição. Pesquisa de Mercado.

Bibliografia básica
HURCHILL, G.; PETER, J.P. Marketing – criando valor para os clientes. 3. Ed.; São
Paulo: Saraiva 2013
Rocha, A. ; FERREIRA, J; Silva, J. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas,
2012.
Kotler, P.; Keller, K. Administração de Marketing.; São Paulo: Pearson, 2012

Bibliografia Complementar
BOONE, L.; Kurtz, D. Contemporary Marketing. 16.ed. Independence: São Paulo:
Cenage 2015
GRONROOS, C. Marketing Gerenciamento e Serviços. 3. Ed.; Rio de Janeiro: Campus
2009.
KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. Ed.; São Paulo. 2008
LAS CASAS, A. Administração de Marketing- conceito, planejamento e aplicação à
realidade brasileira.; São Paulo: Atlas, 2006.
URDAN, A; URDAN, F. Marketing Estratégico no Brasil Teoria e Aplicação; São
Paulo: Atlas 2011

Teoria das Organizações I

Ementa
Teorias clássicas da administração: Administração Científica, Teoria Administrativa–Fayol,
Teoria da Burocracia. Teorias Humanísticas da Administração: Escola das Relações Humanas, Escola Comportamentalista e Teoria Estruturalista. Teorias Modernas de Administração: Teoria de Sistemas, Teoria da Contingência, O desenvolvimento Organizacional e Administração por Objetivos. Teoria Neoclássica e Perspectivas contemporâneas da Administração.


Bibliografia Básica
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 6. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro, RJ:
Campus, 2001. 2 v. ISBN 9788535208498.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à
revolução digital. 5. ed., rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2005. 503 p. ISBN 85-224-4150-2
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 7. ed. rev. e ampl. São
Paulo, SP: Atlas, 2007. xxiii, 404 p. ISBN 9788522446773.
Bibliografia Complementar
MONTANA, Patrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, c2003.
525 p. (Essencial) ISBN 85-02-03786-2.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 2. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 1. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
MOTTA, Fernando C. Prestes; PEREIRA, Luiz C. Bresser. Introdução à organização
burocrática. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. xvii, 292 p. ISBN
852210395X.
MORGAN, James M.; LIKER, Jeffrey K. Sistema Toyota de desenvolvimento.

ESTRUTURA CURRICULAR

Primeiro semestre

Marketing I

Ementa
Visão geral da função do Marketing no processo gerencial e suas inter-relações com outra áreas. Comportamento do consumidor. Estruturação do Mercado, planejamento de produto, precificação, promoção canais, logística de distribuição. Pesquisa de Mercado.

Bibliografia básica
HURCHILL, G.; PETER, J.P. Marketing – criando valor para os clientes. 3. Ed.; São
Paulo: Saraiva 2013
Rocha, A. ; FERREIRA, J; Silva, J. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas,
2012.
Kotler, P.; Keller, K. Administração de Marketing.; São Paulo: Pearson, 2012

Bibliografia Complementar
BOONE, L.; Kurtz, D. Contemporary Marketing. 16.ed. Independence: São Paulo:
Cenage 2015
GRONROOS, C. Marketing Gerenciamento e Serviços. 3. Ed.; Rio de Janeiro: Campus
2009.
KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. Ed.; São Paulo. 2008
LAS CASAS, A. Administração de Marketing- conceito, planejamento e aplicação à
realidade brasileira.; São Paulo: Atlas, 2006.
URDAN, A; URDAN, F. Marketing Estratégico no Brasil Teoria e Aplicação; São
Paulo: Atlas 2011

Teoria das Organizações I

Ementa
Teorias clássicas da administração: Administração Científica, Teoria Administrativa–Fayol,
Teoria da Burocracia. Teorias Humanísticas da Administração: Escola das Relações Humanas, Escola Comportamentalista e Teoria Estruturalista. Teorias Modernas de Administração: Teoria de Sistemas, Teoria da Contingência, O desenvolvimento Organizacional e Administração por Objetivos. Teoria Neoclássica e Perspectivas contemporâneas da Administração.


Bibliografia Básica
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 6. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro, RJ:
Campus, 2001. 2 v. ISBN 9788535208498.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à
revolução digital. 5. ed., rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2005. 503 p. ISBN 85-224-4150-2
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 7. ed. rev. e ampl. São
Paulo, SP: Atlas, 2007. xxiii, 404 p. ISBN 9788522446773.
Bibliografia Complementar
MONTANA, Patrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, c2003.
525 p. (Essencial) ISBN 85-02-03786-2.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 2. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 1. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
MOTTA, Fernando C. Prestes; PEREIRA, Luiz C. Bresser. Introdução à organização
burocrática. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. xvii, 292 p. ISBN
852210395X.
MORGAN, James M.; LIKER, Jeffrey K. Sistema Toyota de desenvolvimento.

Segundo semestre

Marketing I

Ementa
Visão geral da função do Marketing no processo gerencial e suas inter-relações com outra áreas. Comportamento do consumidor. Estruturação do Mercado, planejamento de produto, precificação, promoção canais, logística de distribuição. Pesquisa de Mercado.

Bibliografia básica
HURCHILL, G.; PETER, J.P. Marketing – criando valor para os clientes. 3. Ed.; São
Paulo: Saraiva 2013
Rocha, A. ; FERREIRA, J; Silva, J. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas,
2012.
Kotler, P.; Keller, K. Administração de Marketing.; São Paulo: Pearson, 2012

Bibliografia Complementar
BOONE, L.; Kurtz, D. Contemporary Marketing. 16.ed. Independence: São Paulo:
Cenage 2015
GRONROOS, C. Marketing Gerenciamento e Serviços. 3. Ed.; Rio de Janeiro: Campus
2009.
KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. Ed.; São Paulo. 2008
LAS CASAS, A. Administração de Marketing- conceito, planejamento e aplicação à
realidade brasileira.; São Paulo: Atlas, 2006.
URDAN, A; URDAN, F. Marketing Estratégico no Brasil Teoria e Aplicação; São
Paulo: Atlas 2011

Teoria das Organizações I

Ementa
Teorias clássicas da administração: Administração Científica, Teoria Administrativa–Fayol,
Teoria da Burocracia. Teorias Humanísticas da Administração: Escola das Relações Humanas, Escola Comportamentalista e Teoria Estruturalista. Teorias Modernas de Administração: Teoria de Sistemas, Teoria da Contingência, O desenvolvimento Organizacional e Administração por Objetivos. Teoria Neoclássica e Perspectivas contemporâneas da Administração.


Bibliografia Básica
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 6. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro, RJ:
Campus, 2001. 2 v. ISBN 9788535208498.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à
revolução digital. 5. ed., rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2005. 503 p. ISBN 85-224-4150-2
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 7. ed. rev. e ampl. São
Paulo, SP: Atlas, 2007. xxiii, 404 p. ISBN 9788522446773.
Bibliografia Complementar
MONTANA, Patrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, c2003.
525 p. (Essencial) ISBN 85-02-03786-2.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 2. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
CHIAVENATO, Idalberto . Teoria geral da administração. Volume 1. 6.ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2001.
MOTTA, Fernando C. Prestes; PEREIRA, Luiz C. Bresser. Introdução à organização
burocrática. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. xvii, 292 p. ISBN
852210395X.
MORGAN, James M.; LIKER, Jeffrey K. Sistema Toyota de desenvolvimento.

Siga nossas Redes Sociais!

  Endereço

Avenida José Malcher, nº 1332 – Nazaré. Entre 14 de Março e Generalíssimo Deodoro. 

  Telefone

Fone:(91)3201-1318

  Email

fabel@fabelnet.com.br

CURSOS

Processo Seletivo
Prouni
Transferência
Reabertura de Matricula
Enem
2ª Graduação

PORTAL ACADÊMICO

Portal do Aluno
Manual do Estudante
Validador de Documentos

  Endereço

Avenida José Malcher, nº 1332 – Nazaré. Entre 14 de Março e Generalíssimo Deodoro. 

  Telefone

Fone:(91)3201-1318

  Email

fabel@fabelnet.com.br

CURSOS
Formas de Ingresso
PORTAL ACADÊMICO
PROFESSORES E FUNCINÁRIOS